Além da troca das bolsas, às vezes pode ser necessária a substituição de outros componentes do sistema, como sensores, módulo e fiação.
É importante destacar que os airbags não podem ser restaurados: se houve a deflagração da bolsa, todo o componente deve ser substituído.
Um item geralmente esquecido e que também precisa ser reposto após colisões é o cinto de segurança.
Todos os dispositivos modernos são feitos com um tecido que permite um pequeno esgarçamento na hora da batida, o que ajuda a amenizar a desaceleração abrupta. Esse processo, porém, só ocorre uma vez, e tira a eficácia do cinto em colisões posteriores.
Nos carros mais novos o cinto recebeu a adição de outro mecanismo, o pré-tensionador. Ele usa um dispositivo piroctécnico — ou seja, que causa uma pequena explosão — para apertar a fita contra o corpo dos ocupantes no exato momento da batida.
Como o airbag, o pré-tensionador é de uso único e deve ser trocado junto com o cinto de segurança.
*MATERIA RETIRADA DO SITE REVISTA AUTO ESPORTE